Escolha uma Página

Previsto para ser lançado em abril de 2024, o Pix automático promete ampliar o leque de alternativas para empresas que precisam gerar cobranças periódicas, além de oferecer ainda mais comodidade aos consumidores. O novo serviço, que foi anunciado pelo Banco Central na 19ª reunião plenária do Fórum Pix, está sendo desenvolvido com base em três pilares: segurança,  praticidade e flexibilidade e deve facilitar operações programadas de pagamento no dia a dia dos brasileiros.

Atualmente, o PIX registrou crescimento de 333,8% desde junho de 2021 e já ultrapassou os pagamentos via cartão de crédito ou boleto, segundo o BC. O Pix automático deve impulsionar ainda mais o crescimento de pagamentos instantâneos, pois estará disponível para empresas de qualquer segmento e porte, como: companhias de serviços públicos de energia e telefonia, operadoras de cartão, escolas, academias, condomínios, clubes por assinatura,  entre outras.

PUBLICIDADE

“O Pix recorrente será um diferencial acessível para diversos modelos de negócio ampliarem suas ofertas de serviços, o que vai gerar mais competitividade no mercado. Ele também trará ainda mais facilidade e inclusão para os consumidores brasileiros, uma vez que para utilizar o serviço não é necessário ter cartão de crédito ou conta bancária, apenas uma conta digital oferecida por fintechs, carteiras digitais, entre outros meios de pagamentos”, explica Fernanda Zago, CEO da fintech de pagamentos cross border e de altos volumes WEpayments e especialista em meios de pagamento para o Brasil.

Principais facilidades

O PIX automático será gratuito para o pagador e vai possibilitar uma série de funcionalidades para as empresas gerirem suas cobranças recorrentes, entre elas: definir um valor máximo do valor de parcela a ser debitado, dando ao cliente a possibilidade de alterar ou cancelar a qualquer momento. Além disso, será possível  aprovar os pagamentos recorrentes pela leitura de QR Code ou pelo Pix Copia e Cola.

Outra facilidade é que, diferentemente do débito automático, no qual é preciso ter convênios bilaterais com múltiplas instituições financeiras, o que gera um alto custo e grande complexidade operacional, com o PIX automático, empresas de portes menores e setores variados: consumo, escolas, academias, serviços de streamings, entre outros, terão a possibilidade de ofertar o PIX automático aos seus clientes. O usuário precisará apenas informar os dados bancários durante a adesão para receber uma notificação no aplicativo do banco e optar pelo pagamento recorrente.

Fonte: PontoISP