Solução ServiceFabric permitirá que clientes tenham acesso às principais plataformas de nuvem do mundo e fortalecerá cargas de trabalho de IA e computação de alto desempenho
A provedora de serviços de data center Ascenty anunciou, nesta segunda-feira, 24, a implantação da plataforma ServiceFabric em sua unidade em São Paulo. O objetivo é atender à grande demanda por interconexão e orquestração, à medida que as empresas passam a recorrer cada vez mais a aplicações privadas de Inteligência Artificial (IA).
Segundo a Ascenty, a ServiceFabric, uma plataforma da Digital Realty, tem capacidade para suportar múltiplas cargas de trabalho de IA e computação de alto desempenho (HPC), bem como aplicações modernas. Vale lembrar que a Ascenty é uma joint-venture entre Digital Realty e Brookfield.
Atualmente, a solução está disponível em mais de 50 regiões metropolitanas da Ásia-Pacífico, da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e da América do Norte. Com a expansão para o estado de São Paulo, os clientes terão acesso direto às principais plataformas de nuvem de qualquer localização privada, indica a Ascenty.
Com o lançamento, a provedora de conectividade e serviços de data center aposta na tendência de clientes, parceiros e desenvolvedores migrarem para arquiteturas híbridas de TI e dados. De acordo com o COO e head de Vendas da Ascenty, Marcos Siqueira, a plataforma habilitará o acesso às principais plataformas globais de nuvem, como AWS, Azure, Google Cloud, Oracle OCI e IBM Cloud.
Expansão
A Ascenty informou que o lançamento do ServiceFabric em São Paulo faz parte da sua estratégia de expansão pela América do Sul. Na região, a empresa também planeja disponibilizar o serviço nos seus data centers de Fortaleza e Santiago.
“Ainda esperamos que o Brasil seja o maior mercado da Ascenty até 2024, mas também estamos direcionando esforços a outros países da América Latina”, diz Siqueira. “Estamos vindo de um ano de sólido crescimento, o que nos permitiu avaliar novos investimentos, como o que fizemos para viabilizar o ServiceFabric, que introduzirá uma nova alternativa de interconexão em escala global em nosso continente”, acrescentou.
No momento, levando em conta unidades em construção e em operação, a provedora conta com 34 data centers no Brasil, no Chile, no México e na Colômbia. Os centros de dados são interligados por uma rede de 5 mil km de fibra óptica própria.
Fonte: Tele.Síntese