Escolha uma Página

O Senai-SP apresentou um equipamento móvel foi projetado para permitir que qualquer pessoa, mesmo sem especialização técnica, possa montar uma rede 5G em qualquer local do Brasil em menos de cinco minutos, chamado de 5G5M. A exibição aconteceu na Fenasucro 2024, considerada a maior feira de bioenergia do Brasil.

Ao TELETIME, a instituição informou que o raio de alcance da rede com o 5G5M é de até 10 Km². Essa capacidade é a mesma tanto para uso em redes privativas quanto no mobile edge computing para operadoras estabelecidas no mercado – já que o core embutido suporta as duas funcionalidades.

O core 5G embarcado foi desenvolvido pelo Senai-SP em 90 dias e também serve para reduzir a latência da conexão. Para aplicações industriais, ele oferece suporte para 10 mil dispositivos e até 30 Gbps de velocidade total de tráfego.

O conceito se assemelha a de uma estação rádio base móvel (ERB). A diferença fica por conta do core (núcleo que gerencia os recursos de rede), que fica embutido na máquina. No modelo em exposição na feira, também foi instalado um satélite da Starlink para apoiar a conectividade Internet.

De acordo com o Senai-SP, o 5G5M é equipado com um mastro telescópico com painéis solares. Em dias ensolarados, esse sistema consegue fornecer energia suficiente para a operação da máquina. Já para a noite, há um gerador a biodiesel. Combinados, esse conjunto garante até 24 horas de autonomia, segundo dados do Senai-SP.

Aplicações

A ideia por trás do 5G5M é que o desenvolvimento seja utilizado em áreas como indústria, construção civil e, também, para reforçar a conectividade em eventos públicos.

No campo o equipamento pode ser utilizado, por exemplo, durante o plantio de soja (para monitoramento dos equipamentos e uso dos funcionários). Após isso, o equipamento pode sair dali e retornar ao local no momento da colheita.

Por ter um raio alto de alcance, o modelo também pode prover conectividade em eventos de desastres naturais.

5G5M em funcionamento, com mastro telescópico hasteado e painéis solares abertos. Imagem: arquivo

Mercado

A solução foi criada a partir da demanda de um cliente da instituição. Mas, de acordo com o Senai-SP, o objetivo é comercializar o 5G5M, que pode ser personalizado a depender da aplicação. 

O modelo em exposição na Fenasucro 2024 está operando nas faixas de 3,7 a 3,8 GHz, mas essa configuração pode ser personalizada. A depender do projeto, o 5G5M também pode ser modificado para suportar até quatro operadoras móveis de forma simultânea.

Fonte: TeleTime