O total de cidades que poderão contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 5.002 a partir da próxima segunda-feira, 2.
A partir de 2 de setembro de 2024, as operadoras móveis que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa frequência em mais 194 cidades, segundo deliberação ocorrida nesta terça-feira, 27, em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Com a decisão, serão 5.002 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, em que vivem aproximadamente 201,7 milhões de brasileiros, o que corresponde a pouco mais de 94,5% da população do Brasil.
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
A liberação abrange municípios onde a Entidade Administradora de Faixa (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.
Com a antecipação desses 194 municípios, os Estados do Mato Grosso, Pará e Piauí estão com todos seus municípios liberados para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz.
Com essa liberação são 22 UFs (AC, AL, AM, AP, DF, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PR, PI, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO) com todos os municípios liberados.
No dia 25 de agosto, havia 23.496 estações na faixa de 3,5 GHz licenciadas em 640 municípios. Considerando o número de 5.002 cidades já liberadas pelo Gaispi, significa que 13% dos municípios liberados para funcionarem estão com redes ativadas ou em fase de ativação. (Com assessoria de imprensa)
Fonte: Telesíntese