Escolha uma Página

O Google iniciou a implantação da tecnologia de comunicação via satélite no sistema operacional Android. O recurso foi embarcado no Pixel 9, a nona geração do smartphone da companhia apresentada esta semana.

A nova funcionalidade permite que mensagens de emergência e localização sejam enviados sem a dependência de uma rede móvel em funcionamento – tudo isso via satélites, seguindo avanços no segmento direct-to-device (D2D). Ao menos por enquanto, o recurso está disponível somente para o Pixel 9 da Google e é limitado aos Estados Unidos.

Para o recurso de SOS via satélite, o Google fechou duas parcerias. A primeira foi com a provedora de redes não terrestres Skylo. Essa companhia norte-americana trabalha com diferentes operadoras de satélite para otimizar os links entre dispositivos e espaço.

“Nosso serviço foi meticulosamente desenvolvido com as equipes Pixel e Android do Google, bem como todos os nossos parceiros de ecossistema de suporte”, disse em nota o cofundador e CEO da Skylo, Parth Trivedi. 

Já a segunda parceria foi com a Garmin, que hoje coordena cerca de 17 mil ativações de SOS por ano. O Google Satellite SOS se conecta com o Garmin Response,que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. A companhia coordena a resposta ao socorro junto com agências de segurança, resgate, busca e salvamento.

A empresa também indicou que existe intenção de levar a tecnologia para diferentes dispositivos do ecossistema Android. “A integração [no Android] abre oportunidades futuras para que a Garmin Response possa fornecer esses mesmos serviços de renome mundial em dispositivos Android adicionais”, afirmou a Garmin em nota.

SOS via Satélite no Android

O recurso de comunicação via satélite para emergência começou a ganhar fôlego com a Apple, que implantou o recurso no iPhone 14 em 2022. Mas, no sistema operacional Android, Google é a primeira fabricante a, de fato, colocar esse recurso em funcionamento

Em 2023, a Qualcomm embarcou nessa onda e fechou parceria com a rede de satélites Iridium para fornecer uma solução equivalente para smartphones Android. Mas essa aliança não durou nem um ano. As duas empresas encerraram o acordo, devido à baixa adesão por parte do mercado no serviço de mensagens emergenciais via satélite.

Fonte: TeleTime