Escolha uma Página

A Nokia confirmou nesta segunda-feira, 19, um acordo com a TIM para expansão da rede 5G da operadora no Brasil. Pelos termos, a finlandesa vai fornecer redes de rádio acesso (RAN) de quinta geração para a tele em 15 estados a partir de janeiro de 2025.

O acordo já havia sido revelado pela TIM no final do mês de julho. Com isso a Nokia – que estava praticamente fora do 5G das grandes operadoras brasileiras – volta ao cenário.

“Este acordo é um marco significativo em nossa parceria de longa data com a Nokia, destacando nossa dedicação mútua à inovação tecnológica”, afirmou o CTO da TIM Brasil, Marco Di Costanzo, em comunicado da fornecedora.

“Isso beneficiará indústrias e consumidores com novos serviços, solidificando a posição da TIM como líder do 5G no Brasil com base no número de sites”, completou o executivo.

No acordo, a TIM deve utilizar a gama de equipamentos de acesso do portfólio AirScale 5G da Nokia, incluindo produtos de banda base, rádios com massive MIMO e unidades remotas de rádio. Os equipamentos também utilizam chipsets ReefShark System-on-Chip da finlandesa, com funcionalidades de eficiência energética.

Além disso, a TIM utilizará o sistema de gerenciamento de redes inteligente MantaRay da Nokia, que incorpora funcionalidades de inteligência artificial para um monitoramento aprimorado da rede. A fornecedora ainda prestará serviços à operadora, incluindo implantação e integração digital, otimização e suporte técnico.

“Estamos entusiasmados em nos associar à TIM para expandir sua rede 5G no Brasil. Esta colaboração demonstra nosso compromisso em fornecer tecnologia de ponta que capacita a TIM a oferecer a conectividade 5G mais rápida e confiável para seus clientes. Nossas soluções de rádio de classe mundial e eficientes em termos de energia desempenharão um papel fundamental para alcançar esse objetivo”, prometeu o presidente de Redes Móveis da Nokia, Tommi Uitto, também em comunicado.

Fonte: TeleTime