Os dados da Anatel para o mercado de banda larga fixa em junho apontaram Vivo, Claro e Starlink como as principais ativadoras de novos clientes durante o primeiro semestre de 2024, indicam informações compiladas por TELETIME entre as empresas com mais de 200 mil assinantes.
A Vivo foi a líder na adição nos seis primeiros meses do ano, com 256 mil novos assinantes líquidos (para 6,98 milhões). A líder de mercado Claro veio em seguida, com 145 mil adições (para 10,11 milhões).
Já a Starlink, que se tornou a maior operadora de banda larga via satélite do País em número de acessos, trouxe 82 mil novos contratos no semestre, chegando a 215 mil clientes no Brasil.
Por sua vez, grupos como a Oi, TIM e Ligga registram quedas nas bases no acumulado de 2024 até junho. Confira no quadro abaixo:
Empresa | Assinantes/junho | Adições no 1º/sem |
Claro | 10,11 milhões | 145 mil |
Vivo | 6,98 milhões | 256 mil |
Oi | 4,68 milhões | – 102 mil |
Alloha | 1,58 milhão | 21 mil |
Brisanet | 1,36 milhão | 68 mil |
Vero | 1,34 milhão | 2 mil |
Desktop | 1,07 milhão | 61 mil |
Algar | 812 mil | 2 mil |
TIM | 804 mil | – 4 mil |
Unifique | 761 mil | 42 mil |
Brasil TecPar | 642 mil | 8 mil |
Alares | 631 mil | 5 mil |
Kore | 388 mil | 77 mil |
Ligga | 348 mil | – 12 mil |
Mhnet | 335 mil | 7 mil |
Starlink | 215 mil | 82 mil |
Proxxima | 207 mil | 49 mil |
Outros destaques nas adições foram a Kore (+77 mil acessos em rádio para atendimento do mercado M2M); e as provedoras regionais Brisanet (+68 mil), Desktop (+61 mil), Proxxima (+49 mil) e Unifique (+42 mil).
Destas, as duas primeiras focaram em crescimento orgânico (a Brisanet inclusive ultrapassou a Vero em junho como quinto maior grupo na banda larga). Já a Unifique absorveu 28 mil assinantes da Vex, enquanto a Proxxima comprou pouco mais de 40 mil assinantes do grupo Rex.
Oi
No primeiro semestre, a Oi teve 102 mil desativações líquidas de clientes, para base de 4,68 milhões. A principal razão foram 117 mil desconexões de assinantes atendidos com a rede de cobre, uma vez que no Oi Fibra, a empresa ganhou 17 mil assinantes no semestre.
Em junho, porém, mesmo o Oi Fibra teve retração (cerca de 1,5 mil acessos a menos), enquanto a Oi acelerou a perda de base total, para menos 31 mil. Vale lembrar que a empresa tem a unidade de fibra à venda, com 4,3 milhões de assinantes.
Líderes na fibra
Além de líderes no somatório das tecnologias, Vivo e Claro têm imprimido ritmo intenso de ativações na fibra.
Dona do maior base FTTH do Brasil, a Vivo trouxe no semestre 372 mil clientes da tecnologia, chegando a 6,54 milhões de acessos em fibra. O que neutralizou parte do crescimento total da operadora foram 115 mil desconexões na rede de cobre.
Já a Claro ativou 251 mil clientes FTTH no primeiro semestre, para 1,55 milhão. Mas a maior parte dos assinantes da líder do mercado de banda larga ainda são suportados por cabo coaxial, onde se desativou 102 mil acessos no semestre. Ainda assim, a tecnologia atende mais de 8,4 milhões de contratos.
O mercado
Oficialmente, foram reportados à Anatel em junho 49,35 milhões de acessos, em queda de 839 mil assinantes na comparação com maio. Cerca de 7,9 mil empresas enviaram dados à agência e as informações ainda podem ser corrigidas.
Em maio, quando 8,4 mil operadoras reportaram dados, os acessos oficiais indicam 50,1 milhões – mas aqui também há inconsistências. A provedora Stiw, empresa de pouco mais de 10 mil acessos, reportou naquele mês mais de 400 mil assinantes, distorcendo o número total. Há, obviamente, um erro.
Dessa forma, a estimativa do TELETIME é que o mercado de banda larga ainda esteja se aproximando dos 50 milhões de acessos ao fim do primeiro semestre, com adições líquidas entre 1,1-1,3 milhão em 2024 até junho. Em 2023, a banda larga recebeu 3,2 milhões de novos clientes líquidos.
Fonte: Teletime