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A tecnologia 5G atingiu no último mês de julho a marca de 30,9 milhões de assinantes ativos no Brasil, indicam dados reportados pelas operadoras móveis à Anatel. Isso significa 12% do mercado móvel brasileiro.

O número foi atingido após mais de 1,6 milhão de migrações de clientes móveis para a rede de quinta geração no sétimo mês do ano. A Vivo foi responsável por +721 mil novos clientes, a Claro por +528 mil e a TIM, por +356 mil.

Assim, o market share da tecnologia 5G no Brasil segue com a Vivo na ponta: são 11,7 milhões usuários do recurso, ou 38% dos acessos domésticos. A Claro tem 11,2 milhões de assinantes (36%) e a TIM, 7,9 milhões (market share de 25%).

A Anatel passou a contabilizar acessos 5G no Brasil em agosto de 2021, antes mesmo da licitação de espectro dedicado à tecnologia no País, no mesmo ano. A marca de 10 milhões 5G foi alcançada em maio de 2023 e o patamar de 20 milhões, em dezembro de 2023. Ou seja: em 2024 o mercado já adicionou mais de 10 milhões de linhas na tecnologia.

O segmento

Como um todo, a telefonia móvel somou 261,5 milhões de acessos ativos em julho, indica a Anatel. O mês refletiu em 390 mil novas linhas no País na comparação com junho. Já em um ano, o mercado cresceu 3,8% em número de acessos.

Entre as linhas novas ativadas em julho, 283 mil eram assinantes humanos (padrão) e outros 106 mil, acessos de Internet das Coisas ou conexão máquina para máquina (M2M). O mercado padrão tem 216 milhões de linhas ativas no Brasil e o IoT/M2M, 45 milhões.

Pós e Pré

Um indicador observado de perto pelo mercado é a ativação pelas operadoras de linhas pós-pagas, mas excetuando os acessos IoT/M2M: neste caso, julho teve como líder a Vivo, com 362 mil ativações, seguida da TIM (181 mil) e da Claro (105 mil). A vertical é a de maior geração de receita para operadoras móveis e soma 110 milhões de clientes, no consolidado.

Já no mercado pré-pago, as três principais operadoras recuaram no mês de julho: a TIM teve saldo negativo de 167 mil linhas, a Vivo de menos 148 mil e a Claro, queda de 112 mil. Ao todo fora 415 mil linhas pré-pagas a menos no Brasil em julho, deixando a modalidade com 106 milhões de usuários

No fim das contas – considerando pós, pré e mercado IoT -, a Vivo encerrou julho com 101 milhões de acessos móveis totais (+237 mil). A Claro ficou com 88,1 milhões (-162 mil) e a TIM, 62 milhões (+108 mil).

Fonte: TeleTime