Escolha uma Página

Lançamento bem-sucedido foi conduzido pela SpaceX; satélites Bluebird suportam capacidade de até 40 MHz, com velocidades máximas de até 120 Mbps.

A AST SpaceMobile lançou, na madrugada desta quinta-feira, 12, os primeiros cinco satélites Bluebird, capazes de prover banda larga do espaço para celulares. Os equipamentos decolaram a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, a partir da base aeroespacial em Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos), por volta das 4h52 (horário local).

Os satélites Bluebird fazem parte de uma constelação em construção. O sistema foi desenvolvido para habilitar a conexão direta entre satélites e smartphones, tecnologia também conhecida como “direct to device” (D2D). Na prática, a ideia é que, onde não houver disponibilidade de rede fixa ou móvel, o usuário possa se conectar por meio do sinal via satélite.

De acordo com a AST SpaceMobile, os satélites Bluebird contam com um conjunto de antenas projetado para alcançar smartphones convencionais, fornecendo banda larga para serviços de voz, dados e vídeo, além de aplicações governamentais não relacionadas a comunicações.

Os equipamentos suportam uma capacidade de até 40 MHz, permitindo velocidades máximas de transmissão de dados de até 120 Mbps. A meta é cobrir 100% do território dos Estados Unidos e mercados selecionados. Inicialmente, serão feitos testes com as operadoras norte-americanas Verizon e AT&T, na frequência de 850 MHz.

Reações

De acordo com a AST, o lançamento foi bem-sucedido e testemunhado por parceiros e investidores.

A AT&T, uma das investidoras da constelação, destacou que a conectividade baseada no espaço está próxima de se tornar realidade. “Este é um próximo passo emocionante para um futuro onde nossos clientes só serão difíceis de alcançar se assim o desejarem – dando-lhes o poder de ir a qualquer lugar e a possibilidade de fazer qualquer coisa enquanto permanecem conectados apenas com um telefone celular diário”, disse Jeff McElfresh, diretor de operações da AT&T.

Mickey Mikitani, presidente e CEO do Grupo Rakuten, também parceiro da operação D2D, celebrou o lançamentos dos satélites ressaltando que a “conectividade móvel é uma necessidade, não importa onde você esteja”.

A AST SpaceMobile indica que já tem acordos com mais de 45 operadoras móveis em todo o mundo, que somam mais de 2,8 bilhões de usuários. A lista inclui os grupos Telefónica (proprietário da Vivo) e TIM.

Fonte: Telesíntese