Escolha uma Página

Brisanet, Cloud2you (iez), Ligga e Unifique apresentam nesta terça em evento na Anatel um rol de cidades a serem atendidas pelo 4G no 700 MHz bem mais ambicioso, devido às alterações regulatórias feitas na semana passada.

As quatro operadoras regionais de telecom que compraram frequência no leilão do 5G da Anatel ampliaram bastante o apetite pela ocupação da faixa de 700 MHz que foi devolvida à União pela Winity no final do ano passado. Esse aumento de interesse se deve à decisão da agência da semana passada que ampliou para 18 meses o prazo para as empresas lançarem o serviço, ocupando a frequência em caráter secundário (ou seja, sem preferência contra a interferência de outros serviços).

A faixa de 10+10 MHz que foi devolvida, embora ofereça pouca banda para o consumo de dados que se faz atualmente, é bastante interessante para as operadoras por ser uma das raras frequência disponíveis que estão abaixo de 1 GHz. Isso significa que permite muito maior propagação com a construção de menos sites.

Embora a agência tenha dado preferência para essas quatro operadoras (Brisanet, Cloud2you (iez), Ligga e Unifique) para escolher primeiro quais localidades querem vão usar o espectro para a oferta do 4G, o interesse das empresas só se confirmou depois que a agência ampliou o prazo para a ocupação da faixa. Sem isso, a preferência não iria trazer qualquer benefício concreto, pois o número de cidades a serem pretendidas pelas prestadoras regionais seriam muito poucas, tendo em vista que  teriam que começar a implantar os sistemas em seis meses.

As operadoras regionais

A Unifique, por exemplo, que fez o pleito inicial de ocupação de frequências para apenas quatro cidades de Santa Catarina, irá mostrar uma proposta bem mais ambiciosa amanhã, em evento sobre espectro promovido pela Anatel. O mesmo ocorrerá com a Ligga Telecom. Depois que a operadora redefiniu o seu modo de operação do 5G, quando vai passar a contar fortemente com a co-participação dos ISPs (Internet Service Provider) na oferta do serviço, deverá apresentar no evento interesse por explorar a faixa nas maiores cidades de sua área de concessão (São Paulo e Região Norte). Brisanet, também irá ampliar em muito o seu leque de cidades a serem atendidas.

Fonte: Tele.Síntese