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A Algar Telecom está utilizando um sistema de automação para gerar as faturas para os clientes. Batizado de Billy, ele utiliza inteligência artificial generativa e RPA (robotização de processos) para otimizar a gestão do ciclo de receita. 

Desenvolvido com o apoio da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, o sistema examina cada fatura, identificando e corrigindo inconsistências nos dados, como valores incorretos ou informações faltantes. 

Segundo a companhia, o Billy, que foi implementado em março deste ano, já impactou positivamente os segmentos corporativo e atacado, reduzindo o tempo de análise de faturas em 96%: de 31 minutos para apenas um minuto por fatura. Desde então, ele gerou R$ 2 milhões em ganhos de opex (despesas operacionais da organização).

Isso porque a automação desse processo leva a uma economia relacionada às tarefas repetitivas e que consomem muito tempo, como a conferência manual de faturas.  

“A solução de AI Generativa é capaz de entender documentos mesmo com informações preenchidas fora de padrão ou abreviadas, com quase 100% de precisão nos principais campos e com alta capacidade de processamento, assegurando agilidade nas análises”, destacou o diretor de Hybrid Cloud e Data Analytics & IA da Logicalis Brasil, Eduardo Terzariol.

“O Billy superou todas as nossas expectativas”, afirma a vice-presidente de tecnologia, evolução digital, agilidade e inovação da Algar Telecom, Zaima Milazzo. “Ele não só está num processo de extinção de emissão de faturas incorretas, como também nos permitiu otimizar recursos e atua para promover uma experiência aos nossos clientes sem transtornos.” 

Tarefas mais complexas

A Algar Telecom explica que, atualmente, na fase 1, ele atua como um  “estagiário”. A empresa defende que seu plano de carreira prevê uma ascensão a cada fase de implementação de novas funcionalidades: de “analista júnior” a “especialista”, ele irá gradualmente assumir responsabilidades mais complexas. 

Os próximos passos envolvem justamente essa expansão de funcionalidades, haverá uma análise de pró-formas de todas as faturas (histórico), comparação de valores faturados em busca de variações de receita e expansão para os segmentos de Varejo e MPE. 

Fonte: Teletime