A Associação de Provedores de Internet (Abrint) vai realizar uma demonstração do uso da faixa de 6 GHz com WiFi 6E em ambientes externos (outdoor) em junho. O projeto, que utiliza a coordenação automatizada de espectro, será na cidade de Campina Grande (PB), durante a festa de São João no Parque do Povo, onde o evento chega a receber 100 mil pessoas por dia.
A ideia é justamente utilizar a mesma solução apresentada ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta quarta-feira, 24, durante o Encontro Nacional Abrint, em São Paulo, segundo explicou Aristoteles Dantas, diretor financeiro da associação. A intenção é demonstrar o sistema de gestão de frequências para a Anatel. A provedora regional paraibana Próxxima fornecerá o link da conexão.
Serão três antenas de fabricação da Cambium Networks que deverão ser instaladas na área de camarotes do festival, oferecendo capacidade para teóricos 7,5 mil acessos simultâneos. O piloto do teste utilizará a faixa de 6 GHz, mas a conexão estará disponível também nas frequências tradicionais do WiFi, de 2,4 GHz e 5 GHz.
De acordo com Dantas, o ideal para atender a todos no Parque do Povo seriam 90 antenas para irradiar a frequência e fornecer conectividade. Contudo, o equipamento da Cambium precisa ser importado de Boston (Estados Unidos), e há uma alta demanda pelo hardware. O custo ainda elevado também é proibitivo, mas há a expectativa de que isso seja reduzido com o eventual ganho de escala.
A solução da Abrint utiliza o sistema de coordenação automatizada da frequência (AFC, na sigla em inglês) para evitar interferências com a utilização da faixa de 6 GHz em estações fixas de satélite (FSS) e enlaces de rádio. A demonstração é justamente para provar em caso real de uso que a utilização do espectro para WiFi pode conviver com esses outros serviços profissionais.
Fonte: Teletime