Pelo acordo, empresas áreas vão contratar a Hughes para ter internet nas aeronaves, em qualquer lugar no mundo, a partir da constelação de baixa órbita da Oneweb.
A Hughes Network Systems, empresa do grupo EchoStar, e a OneWeb, operadora de satélites de baixa órbita (LEO), anunciaram uma parceria para fornecer serviços ao mercado global de companhias aéreas.
Como distribuidora mundial da OneWeb, a Hughes está lançando novas soluções de conectividade de bordo (IFC) LEO, alimentadas pelo radar de varredura eletrônica (ESA) da empresa, para que as companhias aéreas ofereçam WiFi rápido, de baixa latência e estável aos passageiros.
Os novos produtos de bordo LEO incluem uma plataforma de conectividade baseada apenas na rede LEO da Oneweb, ou, se a companhia aérea preferir, uma solução híbrida que transforma qualquer serviço aeronáutico de órbita geoestacionária (GEO) “em uma experiência de WiFi integrada rápida e de baixa latência”, afirma a Hughes.
A conexão entre avião e satélites acontece por meio de um radar LEO instalado nas aeronave e que foi desenvolvido pela própria operadora.
Reza Rasoulian, vice-presidente da Hughes, e Ben Griffin, vice-presidente da OneWeb, assinaram esse acordo na última semana.
O acordo marca o mais recente desenvolvimento no relacionamento entre a OneWeb e a Hughes. A Hughes projetou os gateways para a rede terrestre OneWeb e também projetou e fabricou o módulo central usado em cada terminal do sistema para alimentar a conectividade LEO. Parceira de distribuição de serviços fixos via satélite nas Américas e na Índia, a Hughes também distribui serviços OneWeb para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A Hughes, por meio de sua controladora EchoStar, também é investidora da OneWeb. (Com assessoria de imprensa)
Fonte: Telesíntese