O Ministério da Gestão e da Inovação de Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta terça-feira, 18, um novo pacote de concursos para diversos órgãos do serviço público federal. A ministra Esther Dweck autorizou a Anatel a fazer um certame para 50 vagas para a seleção de servidores efetivos.
O quantitativo é bem menor que o recentemente solicitado pela agência. Em maio deste ano, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, enviou ofício para o MGI informando que desde sua criação a agência não conta com o quantitativo de servidores previsto na legislação. A reguladora possui 1.286 servidores ocupantes de cargo efetivo, enquanto o diploma legal prevê 1.690.
O documento ainda apontava que o já defasado quadro de pessoal da agência tem enfrentado perdas em virtude de vacâncias para posse em cargos inacumuláveis, aposentadorias e do retorno de empregados da Telebrás.
Já ao TELETIME, o presidente da Anatel afirmou ter ficado satisfeito com a inclusão da Anatel na lista de novos órgãos públicos autorizados a fazer concurso, mesmo a quantidade não sendo a solicitada pela agência.
“Vemos com grande satisfação ver seu pedido de reforço das equipes atendidos pelo MGI. Agora, vamos seguir em frente e executar as próximas etapas para a realização do concurso, definindo os cargos, perfis, tendo como perspectiva os desafios atuais e futuros do setor de telecomunicações e do ecossistema digital”, afirmou Baigorri, que é servidor de carreira da agência. Em 2021, o governo não autorizou a realização de concurso pela Anatel.
Fonte: Teletime