Entre as 16 cidades que receberam rede 5G da TIM estão Canela e Gramado (RS), Petrópolis (RJ) e Campos do Jordão (SP)
A TIM anunciou hoje, 3, o início da operação 5G standalone em 16 cidades, inclusive cinco conhecidas pelo turismo no inverno: Campos do Jordão (SP), Petrópolis (RJ), Teresópolis (RJ), Gramado (RS), Canela (RS) e Bento Gonçalves (RS).
As cidades recebem, juntas, cerca de 20 milhões de turistas anualmente. “Queremos oferecer uma conexão plena, para que moradores e turistas compartilhem suas vivências em tempo real”, diz Fabio Avellar, VP de Receitas da TIM.
Embora o foco sejam os acessos finais, a TIM espera que a rede 5G nestas 16 cidades resulte também na ativação de sistemas de automação do agronegócio. Bento Gonçalves é conhecida pela produção de uva e vinho, por exemplo.
“Estamos investindo bastante em aprimoramento de infraestrutura e inovação com o 5G”, diz Marco Di Costanzo, Diretor de Desenvolvimento de Rede da operadora. Vale lembrar que desde o ano passado a operadora reduziu os aportes em 4G a níveis de manutenção da rede existente e passou a focar na quinta geração.
Além das cidades turísticas serranas, a TIM também está ativando a rede 5G em São Caetano do Sul (SP), Foz do Iguaçu, Londrina, São José dos Pinhais e Pinhais (PR), Cabo Frio (RJ), Guarapari (ES), Uberlândia (MG) e Blumenau (SC).
Conforme dados recentes da consultoria Teleco, a TIM cobria 51 cidades com 5G em maio de 2023, onde vivem 31,1% da população brasileira (cerca de 63 milhões de pessoas). O país tinha, no mesmo mês, 13.029 estações radiobase 5G ativadas, das quais, 5.615 pertenciam à TIM, empresa com maior número de antenas em uso na tecnologia, apesar ser a terceira operadora em market share no segmento.
Fonte: Telesíntese