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As operadoras de telecomunicações passaram boa parte desta terça, 15, trabalhando para reestabelecer os serviços de telecomunicações em regiões, afetadas pelo apagão que aconteceu em diferentes regiões do País, conforme monitoramento dos serviços.

Segundo a Conexis Brasil Digital, entidade que representa as grandes operadoras móveis do Brasil, as instabilidades nos serviços de telecom podem ter ocorrido devido às falhas no fornecimento de energia elétrica. Veja a nota da entidade:

A Conexis Brasil Digital informa que em decorrência de falhas no fornecimento de energia elétrica ocorridas em algumas localidades na manhã desta terça-feira (15), os serviços de telecomunicações podem apresentar instabilidade. As operadoras já estão trabalhando para reestabelecer os serviços no menor prazo possível“.

O apagão

Nesta terça, um apagão atingiu todas as regiões brasileiras. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a suspensão no fornecimento de energia elétrica aconteceu devido a uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu o fornecimento de 16 mil megawatts de carga, em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. O órgão informou que o sistema elétrico nacional perdeu 25,9% da energia em 10 minutos. Somente às 14h30 o MME informou que o sistema nacional de energia foi restabelecido, “restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades”.

Downdetector

Conforme consulta feita por TELETIME, a ferramenta Downdetector notou instabilidade no serviço das principais prestadoras de telecomunicações – justamente a partir do horário do início do apagão, por volta das 8h. Veja abaixo:

Vivo

TIM

Claro

Oi

Fonte: Teletime