Escolha uma Página

O evento que apresenta tendências e novidades de Infraestrutura de Redes Telecom e Provedores de Internet termina hoje, 03 de agosto, em SP

O NETCOM chegou em sua 10ª edição em 2023 para discutir tendências e estimular a realização de negócios e a troca de conhecimentos entre os profissionais do Setor de Infraestrutura de Redes de Telecom e Provedores de Internet. O evento que começou no dia 01 de agosto e termina hoje (quinta-feira) acontece no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Para discutir o renascimento acelerado da telecom frente às novas necessidades do mercado depois da pandemia, além da feira, que reúne mais de 200 expositores nacionais e internacionais, a edição deste ano conta com cinco congressos simultâneos, todos com entrada gratuita. São
mais de 40 horas de conteúdo traduzindo as tendências de Fibra Óptica, Compartilhamento de Postes, Data Centers, Provedores de Internet e Cabeamento e Instalações.

A quarta-feira foi marcada pelo segundo e último dia do 1º Congresso RTI de Fibra Óptica. Com coordenação de Paulo Curado, Diretor de Inovação Aberta e Empreendedorismo do CPQD e Coordenador da Unidade Embrapii – CPQD em Comunicações Avançadas, a ideia do encontro foi discutir os desafios atuais e as tendências em redes de fibra óptica, explorando todas as fronteiras da conectividade. “Reunimos diversos profissionais de peso do setor para discutir sobre o futuro da fibra óptica e como isso vai impactar na infraestrutura dos projetos de telecom”, explicou Curado.

O primeiro Painel do dia, Redes Abertas – Padronização dos Elementos de Acesso na ONF, Telecom Infra Project e BBF, teve como mediador Ricardo Pianta (Venko Networks) e como painelistas Matheus Plastino (Inifinite IT Consulting), Giovani Pacífico (Zyxel) e Ricardo Tombi (Rede Nacional de Pesquisas). “Apostar no futuro da fibra óptica no Brasil é algo certeiro, pois nosso mercado é excelente para implantar novas tecnologias. 2023 é o ano de virar a chave”, afirmou Ricardo. Na sequência, Luiz Spera (CPQD) falou sobre Open RAN e FWA: Transformando a Infraestrutura de Telecomunicações e Matheus Plastino (Infinite IT Consulting) discorreu sobre OpenXR Forum e o Futuro dos
Coerentes Plugáveis.

O Painel Redes de Fibra Óptica: Crescimento e Planos de Expansão, mediado por Jesaias Arruda (ABRANET), teve a participação de Alejandro Contreras (Alares), Wendel Melo (Brasil Tecpar), Rodrigo Rescia (Vero Internet) e Eduardo Vale (Americanet). “O evento foi uma excelente oportunidade para compartilhar ideias e conhecimentos técnicos e de
mercado e, também, para identificar e antecipar tendências sobre o futuro da fibra óptica, criando um novo benchmark no mercado”, afirmou Eduardo Vale.

Quarta-feira também foi o segundo e último dia do 14º Congresso RTI de Data Centers que, após cinco anos sendo realizado em Fortaleza (CE) e Ribeirão Preto (SP), voltou a São Paulo, onde nasceu, em 2008, e se consagrou no mercado. Segundo Luis Tossi, coordenador do Congresso e vice-presidente da Associação Brasileira de Data Centers, o Brasil detém cerca de 50% do setor e o Estado de São Paulo é o principal local para o desenvolvimento de instalações de data center de colocation e instalações hyperscale. “Neste evento, iremos discutir diversos assuntos importantes do setor, como ESG e os impactos do 5G e dos serviços de nuvem no mercado de data centers”, afirma.

O primeiro Painel do dia falou sobre As Políticas e Ações de ESG que estão sendo implementadas no mercado de data centers e teve a mediação de Luis Tossi (Associação Brasileira de Data Centers) e a participação dos painelistas Francisco Degelo (Vertiv LATAM), Rogério Bruck (Elea Digital) e Natália Rorato Fogaça Cavalieri (Itaú Unibanco). “Felizmente, tem muita coisa acontecendo no Brasil neste momento sobre ESG e praticamente todas as empresas estão atentas a este movimento.

No caso dos data centers, tem sido enorme a busca por fontes de energias sustentáveis e pela eficiência energética. Sustentabilidade é economia, e não ecologia, e este pensamento ainda precisa ser mudado na sociedade e na maioria das empresas”, afirmou Natália.

O evento teve sequência com a realização do Painel A Implementação das Redes 5G e seu impacto real no mercado de data centers, também mediado por Luis Tossi (Associação Brasileira de Data Centers) com os painelistas Carlos Lauria (Huawei do Brasil), Wesley Ribeiro (Agrotech Data Center) e Lucas Teixeira (Global Sites).

Depois, foi a vez do Painel sobre Como o crescimento dos serviços de cloud e inteligência artificial vão impactar o mercado de data centers, com Luis Tossi (Associação Brasileira de Data Centers) e os painelistas Daniel Reck (Atos), Frankie Negro (AWS) e Renan Alves (BOOST).

O evento foi encerrado por Dora Kaufman (professora PUC SP) que, em um dos momentos mais esperados do dia, conduziu a palestra Apresentando a inteligência artificial e seus impactos no nosso futuro. “Costumo dizer que estamos sendo atropelados pela inteligência artificial. Nunca uma tecnologia se disseminou tão rapidamente como ela, o que tem impactado profundamente o mundo dos negócios e, principalmente, o setor de telecom”, afirmou a precursora de pesquisas e reflexões sobre os impactos éticos e sociais da inteligência artificial no Brasil e no mundo.

Credenciamento gratuito para o Congresso no site

www.netcom2023.com.br

Sobre o NETCOM
Realizado pela Aranda Eventos, o encontro teve sua primeira edição em
2004, junho ao Encontro Nacional de Instalações Elétricas. Em 2005,
houve a separação dos dois eventos, que passaram a ser bienais, em anos
alternados. Em sua edição de 2019, o evento passou a ser anual, porém,
foi adiado por conta da pandemia e volta agora com um novo formato.

Feira e Congresso NETCOM 2023

Infraestrutura de redes telecom e provedores de Internet

Data: 01, 02 e 03 de agosto de 2023

Horários:
Congresso: das 13h30 às 18h30
Feira: das 12h às 20h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Entrada gratuita