A Lynk Global, fornecedora de telecomunicações satélite-celular, fechou um contrato de cinco anos com a Agência de Sistemas de Informação de Defesa (DISA) para fornecer serviços comerciais de telefone via satélite (tecnologia chamada de Sat2Phone). Entre as agências de governo dos Estados Unidos contempladas pelo acordo estão o Departamento de Defesa (DoD) e o Departamento de Segurança Interna (DHS).
O governo dos EUA é o maior cliente mundial de comunicações comerciais por satélite. A compra dessas soluções é feita pela DISA. Segundo a operadora, os serviços disponíveis no contrato incluem mensagens de texto SMS, alertas de transmissão de emergência por celular, além de serviços de transmissão de informações e previsão do tempo LynkCast. Além dos cinco anos previstos no contrato, existe uma cláusula que permite a prorrogação do mesmo para mais cinco anos.
“O DISA vem testando a tecnologia do Lynk em campo há vários anos. Estamos profundamente gratos pela confiança que o DoD deu a Lynk com a sua decisão de nos conceder o primeiro contrato de telefone via satélite. […] O contrato permitirá que quase três milhões de homens e mulheres no DoD usem o telefone existente em seus bolsos para permanecerem conectados em qualquer lugar. Não importa o que aconteça”, disse em nota o cofundador e CEO da Lynk, Charles Miller.
A escolha pela Lynk tem a ver com um programa criado pela DISA para serviços baseados em satélites proliferados de baixa órbita terrestre (PLEO), lançado no ano passado. “Das 20 empresas que receberam prêmios DISA PLEO, a Lynk é a única empresa que recebeu um contrato para conectividade via satélite”, informou a fornecedora.
“A Lynk permitirá que agências governamentais americanas acessem comunicações de emergência que salvam vidas para ajudar o povo americano quando as redes móveis terrestres não existirem ou falharem. A DISA e a Força Espacial dos EUA salvarão vidas por meio do veículo contratado Proliferated Low Earth Orbit (PLEO)”, disse a cofundadora e COO da Lynk, Margo Deckard.
Fonte: Teletime