Escolha uma Página

Redes sociais da Meta apresentaram nova instabilidade no Brasil e no mundo nesta quarta-feira, 3. Usuários do Facebook e Instagram enfrentaram problemas com carregamento do feed nos sites e aplicativos. Mas o maior impacto da “pane” momentânea foi no WhatsApp.

De acordo com o Downdector, que monitora plataformas digitais, por volta das 15h (horário de Brasília) foram registradas mais de 100 mil notificações relacionadas ao mensageiro apenas no Brasil.

O pico de reclamações se concentrou por volta das 15h10 e caiu menos de meia hora depois. Às 15h55, o perfil oficial do WhatsApp no X (antigo Twitter) admitiu o problema e informou que trabalhava para normalizar o serviço “o mais rápido possível”. Mais de 3,1 bilhões de pessoas usam diariamente algum dos apps do conglomerado de Mark Zuckerberg.

Até o momento, não se sabe o que causou a instabilidade nos serviços da Meta nesta quarta. Há menos de um mês, WhatsApp, Facebook e Instagram também passaram por uma “pane” global, que na época foi justificada por um “problema técnico”.

Impacto

De acordo com o especialista em direito digital e proteção de dados, Alexander Coelho, a instabilidade que afetou os serviços da Meta no Brasil nesta quarta é uma “situação notável e preocupante”, especialmente considerando a importância desses serviços para a comunicação e o negócio digital.

“Essas plataformas se tornaram ferramentas essenciais para indivíduos e empresas, fazendo com que qualquer interrupção, mesmo que breve, possa ter impactos significativos. Além dos transtornos imediatos, esses eventos levantam questões sobre a resiliência e a segurança de infraestruturas digitais tão críticas. Para profissionais do Direito Digital, como eu, esses incidentes reforçam a necessidade de discutir e implementar regulamentações robustas e estratégias de mitigação de riscos”, explicou Coelho.

Fonte: Teletime