A Brasil TecPar e a Telecom Argentina se uniram para assegurar serviços de comunicações e prestar ajuda às comunidades afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul.
As companhias estão trabalhando juntas para fornecer acesso à Internet de emergência e devem interconectar inicialmente as cidades de Santo Tomé e São Borja no Rio Grande do Sul, garantindo conexão às comunidades afetadas de toda a região da fronteira.
“Neste momento estamos com todas as cidades onde atendemos com FTTH restabelecidas e reconectadas ao backbone e com mais de 96% dos acessos no Rio Grande do Sul no ar. Porém, como boa parte das rotas de backbone são rodoviárias, e há muitas pontes e percursos em obras e em recuperação, o número de rompimentos é muito grande, e isso gera instabilidades dos serviços. As conexões e apoio tanto da Antel (pelo Uruguai) como pela Telecom Argentina (pela Argentina) nos ajudam a manter a estabilidade e resiliência da rede durante este período de recuperação do RS”, informou a Brasil TecPar à reportagem.
O Co-CEO da Brasil TecPar, Magnum Foletto recordou que a companhia já havia estabelecido acordos com empresas no Brasil para restaurar as conexões afetadas, mas que a operadora se sente profundamente agradecida pelo esforço e rápida resposta da Telecom Argentina.
Em consonância, o CTO da Telecom Argentina, Miguel Fernandez, acredita que a colaboração entre as empresas durante a “conjuntura crítica” possibilita o fortalecimento dos serviços de Internet no Brasil e na Argentina e mostra um caminho para que os serviços de telecomunicações sigam sendo o motor do crescimento nos dois países.
A colaboração não deve apenas reforçar a infraestrutura de telecomunicações em um momento crítico, mas também estabelecer um precedente para futuras ações conjuntas em situações de emergência, indicam a Brasil TecPar e Telecom Argentina.
Ambas as empresas afirmam que continuarão monitorando a situação de perto e trabalhando para garantir que as comunidades afetadas recebam o suporte necessário.
Fonte: Teletime