Entre as empresas participantes do fornecimento de equipamentos para o Projeto Norte Conectado, do Governo Federal, estão a Multi PRO e a ZTE. As duas participarão da entrega para os novos ramais, as Infovias 02, 03 e 04.
A dupla será responsável por ONUs, OLTs, switches, roteadores e outros itens instalados em 20 cidades que fazem parte das rotas, sob execução pela EAF. A Multi PRO e ZTE já estavam entre os fornecedores da Infovia 01 do Norte Conectado.
A partir das tecnologias utilizadas no projeto de redes ópticas subfluviais, será possível trabalhar com redes GPON, XGS-PON ou com ambas de forma simultânea, indica a dupla. Já no caso dos roteadores (ou ONTs), todos vão contar com Wi-Fi integrado e possibilidade de expansão de cobertura por meio da tecnologia Mesh.
Na Infovia 03, entregue pelo Governo Federal no início do mês, as empresas implementaram suas soluções para formar a rede metropolitana nas capitais Belém e Macapá, além dos municípios de Curralinho e Breves, conectando quase 70 pontos de comunicação, incluindo escolas, prefeituras, postos de defesa e centros de pesquisa. Segundo informaram em nota, ainda há a possibilidade desse mesmo ramal alcançar outras cidades do Pará.
“É com muito orgulho que participamos de um projeto tão importante para a vida de diversas pessoas. Aqui vemos um grande exemplo da aplicação da tecnologia, que de forma disruptiva, é capaz de atravessar barreiras geográficas e promover transformações na vida das populações”, declarou o VP de Vendas da ZTE do Brasil, Diego Valeriano.
Infovias 02 e 04
Os próximos ramais de Infovias a serem entregues pelo Ministério da Comunicação, do Governo Federal, são os 02 e 04. A Multi PRO e a ZTE implementaram seus equipamentos em 17 cidades ao todo.
Para esses, o desafio será ainda maior por conta das distâncias. Na Infovia 02, os cabos ópticos percorreram mais de 1.200 km de distância para entregar conectividade às cidades de Tefé e Atalaia do Norte, no Amazonas. Já para a execução da 04, serão necessários 515 km de fibra a serem lançados no leito dos rios para beneficiar quem reside entre Vila de Moura, no Amazonas, e a capital Boa Vista, em Roraima.
Impacto das infovias
As empresas reiteram a relevância do Projeto Norte Conectado, que não só reduzirá o número de cidades sem a estrutura, como também entregará um backhaul robusto para serem operados pelas ISPs selecionadas para integrarem os consórcios de cada um dos ramos. As infovias têm capacidade para 24 pares de fibra óptica e capacidade de transmitir até 20 tb/s simultaneamente.
“É um ganho tanto para municípios já cobertos pela infraestrutura quanto para os que estão a recepcionando. Esse backhaul robusto aliado à adição de produtos compostos com o que há de mais moderno em termos de compatibilidade e disponibilidade de dados da Multi PRO e da ZTE vai permitir não apenas fornecer uma internet banda larga fixa, como também promover avanços importantes em conectividade móvel, especialmente a implementação do 5G na região da Amazônia”, explica o Diretor Executivo da Multi, Rafael Cortes.
Fonte: Teletime