Escolha uma Página

Estudantes e docentes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) começaram a experimentar uma Internet melhorada na instituição. Isso porque a Roots e a Extreme Network se uniram para modernizar a infraestrutura de rede da universidade, incluindo acesso à cobertura Wi-Fi 6 de “alta velocidade e baixa latência em cada campus”, segundo as empresas.

Ainda de acordo com a Roots e a Extreme, os 34 campus da Unesp em todo o estado de São Paulo estão sendo atualizados para o Wi-Fi 6 e a universidade passa a gerenciar toda a rede por meio da ExtremeCloud IQ. É por essa plataforma que a equipe de TI da Unesp vai organizar o acesso Wi-Fi de alunos e funcionários. 

Em nota, o coordenador de Infraestrutura Computacional e Comunicação da Unesp, Marcos Venicius, disse que a nova rede aumentará a eficiência operacional e o desempenho da equipe de TI da instituição. “Somos a primeira universidade pública a migrar 100% para a nuvem com gerenciamento único. Estamos muito animados com esse pioneirismo. Temos muitas ideias para desenvolver aplicativos de IoT e criar um smart campus“, acrescentou o coordenador.

“Com o Wi-Fi 6, poderemos ampliar nossa plataforma de ensino para incluir os melhores currículos da categoria e reduzir a frustração que tínhamos anteriormente com uma rede não tão boa”, disse o coordenador. 

Segundo a Roots, muitos dos campus da Unesp eram anteriormente universidades independentes, com infraestruturas próprias de rede. Ou seja, não havia nenhum padrão entre as instituições. Segundo as empresas, a nova rede vai unificar o campus da Unesp e padronizará as práticas relacionadas ao acesso e à segurança da rede. A promessa é de que a modernização garanta que alunos tenham experiências melhores e mais consistentes, independentemente do campus que visitarem.

A Roost também forneceu treinamento para as equipes de TI, de modo que esses times possam continuar otimizando as operações de rede e tomando decisões estratégicas e orientadas por dados com base na atividade da rede. “A conectividade deixou de ser algo importante para se transformar em algo essencial para as organizações e para a sociedade de forma geral. Estamos felizes em fazer parte dessa nova era da universidade estadual paulista”, disse o managing director da Roost, Eliezer Silveira Filho.

Fonte: Teletime