Escolha uma Página

A velocidade média contratada na banda larga fixa aumentou 75% entre 2021 e 2023, quando a Anatel fixou uma nova meta para o indicador.

De dezembro daquele ano até novembro do ano passado, a velocidade média saiu de 186,3 Mbps para 327,03 Mbps, segundo o Relatório Anual de Gestão da Anatel referente a 2023, divulgado nesta sexta-feira, 3. 

Apesar de ainda estar distante, o crescimento aproxima a indústria do objetivo definido pela agência: elevar a velocidade média da banda larga para 1 Gbps em 2027. No novo relatório de gestão, a Anatel apontou o resultado da banda larga em 2023 como “um avanço significativo em direção à meta”.

Ainda segundo o regulador, esse progresso no último ano refletiu a expansão dos acessos de fibra óptica no País, com a ampla participação de Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs).

Vale notar que em março de 2024 a Anatel já apontava uma velocidade média contratada ainda maior em seu painel de dados: 373,76 Mbps.

Velocidade entregue

A Anatel conta ainda com uma meta que avalia a velocidade efetivamente entregue pelas operadoras aos clientes. A chamada excelência da velocidade média contratada passou de 78,28% para 83,70%, se aproximando também da meta de 87% para 2027.

A agência afirma que a evolução reflete principalmente a reação das prestadoras à publicação dos resultados das medições dos indicadores de qualidade por município, “uma novidade que proporcionou maior transparência e incentivou a melhoria do serviço.”

“Além disso, aprimoramentos na oferta de Wi-Fi pelos provedores contribuíram significativamente para esse avanço”, afirma.

Com as mudanças, o nível de satisfação geral dos consumidores da banda larga fixa saiu de 6,9 para 7,43. Foi estabelecido como objetivo chegar a 7,5 nos próximos três anos. Segundo a agência, o nível de satisfação geral é diretamente influenciado pelo funcionamento e a qualidade da informação transmitida ao consumidor.

“Dessa forma, diversas ações regulatórias da Agência têm impacto no resultado, como os regulamentos de qualidade (RQUAL) e de consumidores (RGC), assim como os Procedimentos de Fiscalização Regulatória”, finaliza.

Fonte: Teletime