A Kinéis, empresa francesa especializada na conectividade via satélites para a Internet das Coisas (IoT), acaba de anunciar a data de lançamento dos primeiros cinco nanosatélites da companhia: 18 de junho.
A missão será realizada a partir do Complexo de Lançamento 1 da Rocket Lab, na Península de Mahia, na Nova Zelândia. A empresa contratada conta com o lançador Electron, dedicado ao acesso ao espaço por pequenos satélites.
No caso da Kinéis, a constelação europeia dedicada à tecnologia IoT prevê frota formada por 25 nanosatélites. O lançamento em junho será o primeiro de cinco operações do gênero planejadas para ocorrer até o início de 2025, e que terão a Kinéis como única passageira.
De acordo com a companhia, a fase de lançamento ocorre apenas quatro anos depois do levantamento de um financiamento de 100 milhões de euros.
“A Kinéis está orgulhosa em confiar a implantação da sua constelação IoT à Rocket Lab. O lançador Electron atende aos nossos requisitos técnicos para o posicionamento dos cinco nanosatélites em cada um dos nossos cinco lançamentos. A Kinéis está liderando a revolução da IoT graças à sua conectividade espacial, que permitirá conectar qualquer objeto em qualquer lugar do mundo”, afirmou o presidente da operadora, Alexandre Tisserant, em comunicado.
Com operações nos Estados Unidos e Cingapura, a Kinéis abriu a sua subsidiária no Brasil (no Rio de Janeiro) em dezembro, para expandir suas operações na América do Sul. Em janeiro, a empresa também recebeu licença da Anatel para explorar satélites no País.
Atualmente, a companhia francesa opera serviços como a prevenção de riscos naturais (deteção de incêndios florestais, inundações, secas, poluição, etc.), agricultura, rastreabilidade de animais selvagens e de criação do gado, monitoramento de infraestruturas e redes de energia, monitoramento de transporte e logística e monitoramento de atividades marítimas comerciais e científicas.
“Hoje, Kinéis jà tem vários clientes no Brasil no setor da energia para o monitoramento de infraestruturas e no setor agrícola com sensores de umidade, para uma melhoria de sistemas de irrigação”, indica a satelital.
O lançador
Desde 2017, a Rocket Lab tem feito voos regulares com o lançador Electron. Dessa forma, o primeiro lançamento para a Kineis marca o 50º lançamento feito a partir do dispositivo.
“O Electron é ideal para a implantação de constelações, pois permite que as espaçonaves sejam enviadas a vários planos orbitais em várias missões, e estamos orgulhosos de tornar isso possível para a equipe da Kinéis” disse Peter Beck, fundador e CEO da Rocket Lab.
Fonte: Teletime