Escolha uma Página

Os dados da Anatel para o mercado de banda larga fixa em junho apontaram VivoClaro Starlink como as principais ativadoras de novos clientes durante o primeiro semestre de 2024, indicam informações compiladas por TELETIME entre as empresas com mais de 200 mil assinantes.

Vivo foi a líder na adição nos seis primeiros meses do ano, com 256 mil novos assinantes líquidos (para 6,98 milhões). A líder de mercado Claro veio em seguida, com 145 mil adições (para 10,11 milhões).

Já a Starlink, que se tornou a maior operadora de banda larga via satélite do País em número de acessos, trouxe 82 mil novos contratos no semestre, chegando a 215 mil clientes no Brasil.

Por sua vez, grupos como a OiTIM e Ligga registram quedas nas bases no acumulado de 2024 até junho. Confira no quadro abaixo:

EmpresaAssinantes/junhoAdições no 1º/sem
Claro10,11 milhões145 mil
Vivo6,98 milhões256 mil
Oi4,68 milhões– 102 mil
Alloha1,58 milhão21 mil
Brisanet1,36 milhão68 mil
Vero1,34 milhão2 mil
Desktop1,07 milhão61 mil
Algar 812 mil2 mil
TIM804 mil– 4 mil
Unifique761 mil42 mil
Brasil TecPar642 mil8 mil
Alares631 mil5 mil
Kore388 mil77 mil
Ligga348 mil– 12 mil
Mhnet335 mil7 mil
Starlink215 mil82 mil
Proxxima207 mil49 mil

Outros destaques nas adições foram a Kore (+77 mil acessos em rádio para atendimento do mercado M2M); e as provedoras regionais Brisanet (+68 mil), Desktop (+61 mil), Proxxima (+49 mil) e Unifique (+42 mil). 

Destas, as duas primeiras focaram em crescimento orgânico (a Brisanet inclusive ultrapassou a Vero em junho como quinto maior grupo na banda larga). Já a Unifique absorveu 28 mil assinantes da Vex, enquanto a Proxxima comprou pouco mais de 40 mil assinantes do grupo Rex.

Oi

No primeiro semestre, a Oi teve 102 mil desativações líquidas de clientes, para base de 4,68 milhões. A principal razão foram 117 mil desconexões de assinantes atendidos com a rede de cobre, uma vez que no Oi Fibra, a empresa ganhou 17 mil assinantes no semestre.

Em junho, porém, mesmo o Oi Fibra teve retração (cerca de 1,5 mil acessos a menos), enquanto a Oi acelerou a perda de base total, para menos 31 mil. Vale lembrar que a empresa tem a unidade de fibra à venda, com 4,3 milhões de assinantes.

Líderes na fibra

Além de líderes no somatório das tecnologias, Vivo e Claro têm imprimido ritmo intenso de ativações na fibra.

Dona do maior base FTTH do Brasil, a Vivo trouxe no semestre 372 mil clientes da tecnologia, chegando a 6,54 milhões de acessos em fibra. O que neutralizou parte do crescimento total da operadora foram 115 mil desconexões na rede de cobre.

Já a Claro ativou 251 mil clientes FTTH no primeiro semestre, para 1,55 milhão. Mas a maior parte dos assinantes da líder do mercado de banda larga ainda são suportados por cabo coaxial, onde se desativou 102 mil acessos no semestre. Ainda assim, a tecnologia atende mais de 8,4 milhões de contratos.

O mercado

Oficialmente, foram reportados à Anatel em junho 49,35 milhões de acessos, em queda de 839 mil assinantes na comparação com maio. Cerca de 7,9 mil empresas enviaram dados à agência e as informações ainda podem ser corrigidas.

Em maio, quando 8,4 mil operadoras reportaram dados, os acessos oficiais indicam 50,1 milhões – mas aqui também há inconsistências. A provedora Stiw, empresa de pouco mais de 10 mil acessos, reportou naquele mês mais de 400 mil assinantes, distorcendo o número total. Há, obviamente, um erro.

Dessa forma, a estimativa do TELETIME é que o mercado de banda larga ainda esteja se aproximando dos 50 milhões de acessos ao fim do primeiro semestre, com adições líquidas entre 1,1-1,3 milhão em 2024 até junho. Em 2023, a banda larga recebeu 3,2 milhões de novos clientes líquidos.

Fonte: Teletime